Este é um guia simples para configurar o seu SMTP externo com o Zimbra (MTA) 8.5.
Iremos utilizar os parâmetros do SMTP da AMEN como base.
Onde aparece ‘meuhost’ é para ser utilizado o nome do seu HOST
Passo 1
Entre no seu servidor via SSH com o utilizador ‘root’. Recomendamos fazer as seguintes etapas com o utilizador do zimbra.
su - zimbra
Passo 2
Configurar o SMTP externo: vamos adicionar o o edereço do SMTP seguido da porta 25(Sem SSL) ou a porta 465(Com SSL).
zmprov ms `meuhost` zimbraMtaRelayHost smtp.meudominio.pt:25
Passo 3
Ativar autenticação SMTP: Criar um ficheiro com o utilizador/password. Substitua utilizador/password pelo email que vai ser utilizado para Relay e a respetiva password.
echo smtp.meudominio.pt utilizador:password > /opt/zimbra/conf/relay_password
Passo 4
Create a postfix lookup table:
postmap /opt/zimbra/conf/relay_password
Passo 5
Para garantir que a tabela de pesquisa está correta, o seguinte comando deve retornar “utilizador:password”
postmap -q smtp.meudominio.pt /opt/zimbra/conf/relay_password
Passo 6
Configure o postfix para mapear o ficheiro de de autenticação:
zmprov ms `meuhost` zimbraMtaSmtpSaslPasswordMaps lmdb:/opt/zimbra/conf/relay_password
Passo 7
Configure o postfix para utilizar autenticação SSL:
zmprov ms `meuhost` zimbraMtaSmtpSaslAuthEnable yes
Passo 8
Configure postfix to use the outgoing server name rather than the canonical server name:
Configure o postfix para utilizar o SMTP externo:
zmprov ms `meuhost` zimbraMtaSmtpCnameOverridesServername no
Passo 9
Ative o TLS:
zmprov ms `meuhost` zimbraMtaSmtpTlsSecurityLevel may
Passo 10
Ativar autenticação de texto simples(plaintext): Remova a opção noplaintext para habilitar a autenticação de texto simples:
zmprov ms `meuhost` zimbraMtaSmtpSaslSecurityOptions noanonymous
Passo 11
A atualização da configuração será refletida automaticamente entre 2 a 3 minutos.
Nota: Se receber o erro ‘550 unable to verify sender address’ ao tentar enviar um email após a configuração, isso significa que seu endereço de e-mail ‘From’ ainda não possui uma configuração de registo MX válida. Todos os e-mails devem ser enviados a partir de um endereço de e-mail que tenha um registo MX no seu nome de domínio. link de ajuda.
se necessitar de ajuda para implementar Zimbra, não exite em contatar https://www.infordigito.pt
opa tudo certo? sabe como é possivel reverter isso apos feito?